4 de Fevereiro constitui data histórica para os angolanos

02-02-2011 09:11

 

A Ambaixada da República de Angola na Federação Russa, acolhe nesta sexta-feira  a comemoração do 50º aniversário do início da luta armada de libertação nacional.

A 4 de Fevereiro de 1961, patriotas ligados ao MPLA, actual partido no poder, desencadearam um ataque contra a Cadeia de São Paulo e a Casa de Reclusão, em Luanda, dando início a Luta Armada que culminou com a proclamação da independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975.

Segundo algumas fontes, no ataque deveriam participar duas mil e cem pessoas, mas as detenções efectuadas pela polícia política fiel ao então regime de Salazar nos dias anteriores à acção revolucionária, na sequência de denúncias, fizeram reduzir o número para pouco mais de 200 intervenientes.

As fontes citam Paiva Domingos da Silva, Imperial Santana, Virgílio Sotto Mayor e Neves Bendinha (já falecidos), como alguns dos responsáveis pela coordenação do assalto, cujos preparativos começaram em Outubro de 1960.

A arrojada acção tinha como objectivo primário libertar os presos políticos angolanos que se encontravam encarcerados nas cadeias visadas, acusados pelas autoridades coloniais de actividades subversivas.

Os participantes ao ataque foram treinados sobre questões mais práticas, por exemplo como manejar os instrumentos que seriam utilizados, principalmente catanas, ou desarmar um sentinela, segundo relatos das testemunhas.

 As informações disponíveis revelam que os treinos decorriam a noite, na zona de Cacuaco, arredores de Luanda, e quando começaram a recear infiltrações de indivíduos ligados à polícia política portuguesa, mudou-se para o Cazenga.

 Neste último local foi erguido um monumento denominado "Marco Histórico do 4 de Fevereiro", inaugurado em 19 de Setembro de 2005, em homenagem aos heróis tombados pela causa da independência.

As fontes indicam que a escolha da data do ataque (4 de Fevereiro) teve em atenção o facto de se encontrarem em Luanda, na altura, jornalistas estrangeiros que aguardavam a chegada
do paquete Santa Maria, assaltado alguns dias antes no alto mar por um grupo liderado por Henrique Galvão, um oposicionista do regime de Salazar.

 

"Quando ficou claro que o navio não viria para Luanda e os jornalistas começaram a preparar-se para abandonar a capital angolana, os nacionalistas decidiram lançar o ataque antes que fossem todos embora para chamar a atenção da comunidade internacional sobre a repressão que se vivia no país", sublinham.

A presença dos jornalistas garantiu a projecção mediática internacional do assalto dos nacionalistas angolanos que, vestidos de negro e armados com paus e catanas, atacaram os guardas da Cadeia de São Paulo e da Casa de Reclusão de Luanda, sustentam as fontes.

 
"A acção revolucionária protagonizada pelos bravos patriotas foi determinante para o derrube do colonialismo em Angola e em outras colónias portuguesas em África", observou o coronel das Forças Armadas Angolanas na reserva e ex-guerrilheiro do MPLA, Américo José Gaspar.


Esta fonte conta que devido a brutalidade do regime fascista, em 1966, muitos jovens como ele, na altura com 16 anos de idade, não excitaram em juntar-se voluntariamente aos combatentes da liberdade para "travar" a fúria dos colonialistas que se espalhava pelo interior do país.

 

Esta acção levou as autoridades fiéis ao regime de Salazar a enviar para Angola os primeiros contingentes militares destinados a reforçar os reduzidos efectivos até então destacados na "província ultramarina", como era considerado o território angolano.

Na sequência do ataque, a pressão da polícia política portuguesa aumentou e cresceram também as detenções entre os nacionalistas, originando a fuga de milhares de angolanos para as matas e países limítrofes, como a Zâmbia e o então Congo Leopoldoville, onde prosseguiram a luta pela independência do país.

 
Pouco tempo depois do assalto às cadeias em Luanda, o conflito alastrou-se às restantes colónias portuguesa em África e a situação agudizou-se de tal forma que a 25 de Abril de 1974, tivesse lugar em Portugal o conhecido golpe militar.


A principal motivação do Movimento das Forças Armadas (MFA) era a oposição ao regime e o descontentamento pela política seguida pelo governo em relação à guerra colonial, o que proporcionou as condições para a cedência da independência da Guiné Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola.

 

by: JACK

 

Tópico: 4 de Fevereiro constitui data histórica para os angolanos

Não foram encontrados comentários.
 

Procurar no site

Calendário de Eventos

Esta seção está vazia.

 o Proprietario

Sr. JACOB JOÃO

Questionário

Como caracteriza o nosso site?

Estamos disponíveis 24 horas por dia.

© 2013 Todos os direitos reservados. por: JACOB JOAO (JACK)

Crie o seu site grátisWebnode