RUSSIA: Atentado à bomba atinge maior aeroporto de Moscovo

25-01-2011 02:08

MOSCOVO: A detonação de um engenho explosivo no aeroporto moscovita de Domodedovo provocou esta segunda-feira entre 29 a 35 vítimas mortais, segundo balanços divergentes. As autoridades, que apontam para um atentado cometido por um bombista suicida, reforçaram as medidas de vigilância no metropolitano e nas demais infraestruturas aeroportuárias da capital russa. O Kremlin promete dar caça aos autores da "ação terrorista".

 

   A explosão teve lugar às 16h32 (hora local) na secção de chegadas internacionais do aeroporto de Domodedovo, a infraestrutura que gere a maior parte do tráfego aéreo que passa pela capital russa. Fontes da polícia, citadas pelas agências russas, revelaram que se tratou de um atentado suicida. O autor do ataque, disse uma das fontes ouvidas pela agência RIA Novosti, terá acionado a carga explosiva que transportava depois de se posicionar no meio da “multidão que aguardava os viajantes”. Pouco depois da detonação, começavam a aparecer na Internet os primeiros vídeos a mostrar a atuação das equipas de socorro.

 Muitas ambulâncias foram já postas em disponibilidade pelos serviços de saúde para evacuar as pessoas, Segundo algumas informações, a bomba foi colocada numa mala. Outras dizem que a explosão ocorreu num restaurante na área de espera”.

Números avançados durante a tarde por uma porta-voz do aeroporto apontam para 35 mortos e 46 feridos. Um balanço que diverge dos dados difundidos pelo Ministério da Saúde da Rússia, segundo os quais terão morrido 29 pessoas. Já o Ministério das Situações de Emergência refere 31 vítimas mortais e 152 feridos, dos quais 58 foram hospitalizados. Entre os feridos há vários cidadãos estrangeiros. Pelo menos um cidadão britânico perdeu a vida no atentado.

O ataque ainda não foi reivindicado. Todavia, as suspeitas das autoridades recaem sobre os grupos de rebeldes islamitas que combatem as tropas russas em repúblicas do Cáucaso do Norte como a Chechénia, a Inguchétia ou o Daguestão.

 

“Choramos as vítimas”

A primeira reação do Kremlin surgiu duas horas após a explosão. Por ordem do Presidente russo, as autoridades estão a implementar um “regime especial de segurança”, reforçando a vigilância em Moscovo e nas principais cidades do país. Na capital, a presença da polícia é agora mais visível nos transportes públicos, sobretudo no metropolitano. 

Dmitri Medvedev, que já adiou a sua deslocação ao Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, recorreu ao Twitter para prometer “perseguir e castigar os organizadores” do atentado desta segunda-feira. “Choramos as vítimas do ataque terrorista no aeroporto de Domodedovo”, escreveu.

Enquanto as autoridades russas dão início às investigações, multiplicam-se as reações das capitais internacionais. Entre as quais Berlim. A chanceler alemã, Angela Merkel, condenou o atentado à bomba, descrevendo os acontecimentos de Moscovo como um “horror”. Em Paris, o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, repudiou também o ataque “odioso” perpetrado no aeroporto de Domodedovo. O Eliseu fez chegar às “autoridades da Federação da Rússia a inteira solidariedade da França”. Por sua vez, o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, manifestou-se “chocado” com o ataque, referindo-se ao terrorismo como “uma ameaça comum” que deve ser enfrentada com “união”.

By:JACK

 VEJA imagem clicando aqui:  VIDEO APÓS A EXPLOSÃO

 

Procurar no site

Calendário de Eventos

Esta seção está vazia.

 o Proprietario

Sr. JACOB JOÃO

Questionário

Como caracteriza o nosso site?

Estamos disponíveis 24 horas por dia.

© 2013 Todos os direitos reservados. por: JACOB JOAO (JACK)

Crie o seu site grátisWebnode